Othon Bastos (1936-2016)

 

othonOthon Bastos (1936-2016) Saudade: Toda nossa gratidão ao eterno editor e professor

Faleceu no início da manhã do dia 07 de agosto de 2016 no Recife o Prof. Dr. Othon Coelho Bastos Filho, nascido no tradicional bairro de Apipucos em 1936, médico, figura ímpar, amigo, intelectual, poliglota, amante das artes, da cultura, dos povos e da nossa língua nativa, entre várias de suas gargalhadas inesquecíveis, vendo-o falar várias vezes, ficava maravilhado com suas nobres palavras, frases, elevada erudição e dialética. Um homem além do seu tempo, baluarte da Psiquiatria brasileira, professor titular aposentado de ambas universidades:

Do estado de Pernambuco (UPE), e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bem como emérito das duas, a foto mostra o recebimento com honras e méritos do grau de professor emérito da UFPE em fevereiro de 2012, quanto da sua contribuição por mais de 43 anos a instituição. Dr. Othon, como era conhecido dedicou uma vida inteira à formação de várias gerações de psiquiatras, cientistas e outros profissionais, encerrando com ele uma geração, deixando um legado irrefutável e seus frutos admiráveis, produtos de muita força de vontade, conhecimento e bondade.

Dedicou-se intensamente a Tradicional Revista Neurobiologia, que completou 78 anos de existência esse ano, criada em 1938 pelo renomado Prof. Ulysses Pernambucano, era uma de suas paixões. A revista passou por vários momentos e transformações históricas brasileiras, sempre sobrevivendo às fases. Em 1999, Dr. Othon conseguiu novamente reerguer a revista, na qual era o novo Editor-Chefe, em 2006, fui indicado para ser seu assistente na revista, dentro desse panorama atual, posso relatar que nesses 10 anos passados em que fui Editor-Assistente da revista e seu confidente, obtive uma experiência única, de todas as formas e com muitas emoções até o presente momento, um grande privilégio em fazer parte do grupo e poder contribuir mais ainda, o que melhor podemos fazer, com ajuda de todos, hoje a mesma passa por mais uma reforma, esperamos êxitos, e vê-la num futuro próximo também digitalizada desde seu primeiro volume. Um dos únicos acervos completos da revista encontra-se no acervo da Biblioteca do CCS/UFPE. Só temos a agradecer por ter convivido e aprendido tanto com todos da revista, em particular seu editor-chefe, na fé e trabalho dos que pouco falham. Toda nossa gratidão ao eterno mestre. Nosso muito obrigado.

                                                                                 

carlosProf. Dr. Carlos Augusto Carvalho de Vasconcelos

Editor-Assistente da Revista Neurobiologia.

Recife, Brasil.  

 

Fotos: Original do acervo do Prof. Carlos Vasconcelos.                            

Links

         

othon

Othon Bastos

(1936-2016)

Saudade: Toda nossa gratidão ao eterno editor e professor

Faleceu no início da manhã do dia 07 de agosto de 2016 no Recife o Prof. Dr. Othon Coelho Bastos         

Leia mais

Othon Bastos (1936-2016) 

Visitas

577541
Hoje
Nesta semana
Este mês
Todos os dias
416
20179
25938
577541

Seu IP: 34.236.170.48

Publicações recentes

Vivências no estágio em psiquiatria: relato de e...

Vivências no estágio em psiquiatria: relato de e...

by Selene Cordeiro Vasconcelos, Iracema da Silva Frazão, Luciana de Souza Ventura, Murilo Costa Lima, Aislana Lourenço dos Santos, Vânia Ramos, Adrielle Rodrigues dos Santos

Relato de caso: aspectos clínicos da miosite vira...

Relato de caso: aspectos clínicos da miosite vira...

by Marcelo Medeiros Felippe, Fernando Medeiros Felippe, Ananda Caroline Lopes Soares, Fábio Lopes Telles

Back to Top