Prevalence of Posttraumatic Stress disorder in the Salvage team from the Fire Department Military in Pernambuco and brief demographic study.
- Categoria: Volume 73 - Abril/Junho de 2010
- Autor: Nathália de Carvalho Milet, Everton Botelho SOUGEY
- Páginas: 8
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Ano: 2010
- Link: Download
Comentário
Prevalência de Transtorno de Estresse
Pós-traumático em equipe do Salvamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militares em Pernambuco e
breve estudo sociodemográfico
Prevalence of Posttraumatic Stress disorder in the Salvage team from the Fire Department Military in Pernambuco and brief demographic study
Nathália de Carvalho Milet¹*, Everton Botelho Sougey²
RESUMO
O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador ao indivíduo ou sendo este apenas testemunha da tragédia. O estudo teve como objetivo analisar e compreender o TEPT na realidade de estresse ocupacional e doença psiquiátrica em bombeiros do Grupamento Marítimo (GBMar), na cidade de Recife- PE. Já seus objetivos específicos foram: verificar a presença do TEPT; estimar a freqüência de aparecimento de casos; descrever as características sociodemográficas dos bombeiros. Como metodologia foi utilizado um desenho descritivo, foram entrevistados 29 Bombeiros, sendo 2 oficiais e 27 praças. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico, O Post-Traumatic Stress Disorder Checklist - Civilian Version (PCL-C) e por fim, o Questionário de Saúde Geral (QSG). Assim, foi observado que 100% dos oficiais e 55,17% dos praças sofrem ou sofreram de TEPT. E 50% dos oficiais sofrem de stress psíquico; distúrbio de sono e 100% distúrbios psicossomáticos. Já, os praças apresentaram 50% de stress psíquico e distúrbio de sono; 56% desconfiança no próprio desempenho. Assim, concluímos a necessidade de um trabalho psíquico com esses profissionais, visto que, o equilibro emocional necessário para o desenvolvimento das atividades profissionais encontrasse frágil.