Profile and Functional Performance of the Children with Invasive Upset of the Development attended in a Centre of Attention Children and Youth Psychosocial of the City of the Recife.
- Categoria: Volume 73 - Outubro/Dezembro de 2010
- Autor: Vera Lúcia Dutra Facundes, Cassandra M. Bismarck Lopes, Keise Bastos G. da Nóbrega
- Páginas: 12
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2010
- Link: Download
Comentário
Perfil e Desempenho Funcional das Crianças com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento atendidas em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto- Juvenil da Cidade do Recife
Profile and Functional Performance of the Children with Invasive Upset of the Development attended in a Centre of Attention Children and Youth Psychosocial of the City of the Recife
Cassandra M. Bismarck Lopes 1*, Vera Lúcia D. Facundes ², Keise Bastos G. da Nóbrega³
RESUMO
Este estudo visa descrever o perfil socioeconômico, demográfico, a história clínica e o desempenho funcional das crianças com Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, atendidos em um CAPSi da Cidade do Recife. Trata-se de um estudo descritivo e observacional, realizado com os responsáveis de doze crianças, utilizando o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade e dados dos prontuários. As crianças pesquisadas apresentaram algumas características semelhantes às relatadas na literatura. Foi relevante a faixa etária com que ingressaram no serviço, o que revela, ainda, defasagem na identificação e abordagem das alterações funcionais de crianças de forma mais precoce. Por outro lado, mais de 90% das crianças frequentam classes de educação básica, o que demonstra um importante passo à inclusão social. O perfil funcional das crianças se caracterizou por comprometimentos, principalmente, nas áreas de autocuidado e de função social. Esses achados revelam a importância de uma intervenção interdisciplinar, ampliada e integrada, que envolva crianças e seus familiares, promovendo oportunidades para a participação efetiva desses indivíduos em atividades do seu contexto e no meio social.