OTHON BASTOS, UM EMÉRITO PROFESSOR
- Categoria: Volume 75 - Julho/Dezembro de 2012
- Autor: João Alberto Carvalho
- Páginas: 4
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2013
- Link: Download
Comentário
Editorial
OTHON BASTOS, UM EMÉRITO PROFESSOR
João Alberto Carvalho*
“...Segundo o caráter, as pessoas são tais ou tais, mas é segundo as ações que são felizes ou o contrário. Portanto as personagens não agem para imi-
tar os caracteres, mas adquirem os caracteres graças às ações. Assim, as ações e a fábula constituem a finalidade da tragédia, e, em tudo, a finalidade é o que o que mais importa...” (Aristóteles, Arte Poética, p 25)
Cada homem tem uma história. Cada homem é uma história. A vida profissional de alguns corresponde a um aspecto ascendente e coerente dessa linha histórica. A formação de um homem pode ser compreendida como sua ocupação de um lugar no mundo. A história que aqui refiro, no final das contas diz respeito às experiências das pessoas, ao que fizeram de suas vidas, ao que nelas está em jogo e às finalidades que nortearam suas trajetórias.
Trato aqui da concessão do título de Professor Emérito da Universidade Federal de Pernambuco a Othon Coelho Bastos Filho. A UFPE concede, por meio do seu Conselho Universitário, um título honorífico a alguns docentes que tenham pelo menos 25 anos de atuação direta na universidade e que se haja “distinguido no ensino ou na pesquisa” e contribuído “de modo notável” para o progresso da UFPE. A proposição da outorga feita pelo Conselho Departamental deve ser instruída pelo curriculum vitae do proposto com “exposição justificada e detalhada”. Tudo isso apontando para a “maneira como exerceu o seu ministério acadêmico como docente, pesquisador e/ou administrador”.