Perfil Epidemiológico de Pacientes Pediátricos queimados admitidos em um hospital Público de referência
- Categoria: Volume 77 - Janeiro/Junho de 2014
- Autor: Almir Vieira Dibai Filho
- Páginas: 12
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2014
- Link:
Comentário
Perfil Epidemiológico de Pacientes Pediátricos
queimados admitidos em um hospital Público de referência
Ângelo Roncalli Miranda Rocha1, Andresa Araújo de Amorim Moreira1, Bruno Figueirêdo Silveira1, Elizabete Santos Melo2, Vânia Tie Koga Ferreira2, Monique Silva Rezende2, Almir Vieira Dibai-Filho2*.
Resumo
As lesões por queimaduras são um dos atendimentos mais frequentes em hospitais de urgência e emergência. objetivo - Delinear o perfil epidemiológico de pacientes pediátricos queimados admitidos em um hospital de referência do estado de Alagoas. métodos - Trata-se de um estudo transversal, descritivo e de caráter retrospectivo. Cento e um pacientes pediátricos de um hospital público de referência de Maceió (Alagoas, Brasil), vítimas de queimaduras no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2011, com idade compreendida entre seis meses e 12 anos, e de ambos os gêneros foram incluídos no estudo. Os dados foram coletados pelos registros do livro de controle de internação do serviço e a partir de prontuários obtidos no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico do hospital, além da ficha de internação individual dos pacientes. Posteriormente, os prontuários foram avaliados e submetidos à análise dos parâmetros investigados, tais como idade, gênero, etiologia da queimadura, superfície corporal queimada e mortalidade. resultados - A amostra do presente estudo foi composta por 52 crianças do sexo masculino e 49 do feminino. Cinquenta e sete crianças com queimaduras eram lactentes, sendo 35 destas com queimaduras com extensão de até 10% da superfície corporal. A escaldadura foi o fator etiológico mais prevalente em todas as faixas etárias. Conclusão
- A prevalência do trauma térmico foi maior no grupo de faixa etária compreendida entre 6 meses e 2 anos. A escaldadura foi o principal agente causador das queimaduras. Em relação à extensão da queimadura, prevaleceu uma superfície corporal acometida em até 10%.
Palavras-chave: Queimaduras, Crianças, Epidemiologia.