Conhecimento de fatores de risco do AVC na Visão de pacientes e familiares em um hospital no agreste Pernambucano
- Categoria: Volume 77 - Janeiro/Junho de 2014
- Autor: Tainã Brito Siebra de Oliveira, Lídia Cristina Köhler, Elines Gonçalves de Oliveira Mendonça, Monique Leite Sampaio, Jacques Moret
- Páginas: 15
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2014
- Link:
Comentário
Conhecimento de fatores de risco do AVC na Visão de pacientes e familiares em um hospital no agreste Pernambucano
Pollyanna Brandão Bezerra1, Isabella Cristina Oliveira Pacheco², Jeaninne Maria Monteiro Freitas3, Laryssa Grazielle Feitosa Lopes4, Robervam de Moura Pedroza5.
Resumo
Introdução: No Brasil o AVC representa a primeira causa de morte e incapacidade, o que provoca repercussões na saúde pública. objetivo: Identificar o conhecimento de pacientes que foram acometidos por AVC, ou seus responsáveis, sobre os fatores de risco desta doença em um hospital regional na cidade de Garanhuns/PE. Metodologia: Foram avaliados 31 pacientes com diagnóstico de AVC ou seus responsáveis. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário semi-estruturado contendo questões referentes aos aspectos demográficos, fatores de risco, prevenção e fontes de informação. O conhecimento dos fatores de risco foi categorizado como satisfatório, moderado ou insatisfatório. resultados: Os fatores de risco mais identificados foram veias obstruídas e hipertensão arterial, já os de menor reconhecimento foram idade e raça negra. O conhecimento da maioria dos entrevistados (77,4%) foi considerado moderado. Conclusão: Os dados demonstram a necessidade de maior investimento em educação em saúde.
Palavras-Chaves: acidente vascular cerebral, fatores de risco, conhecimento.