Resumos / Abstracts
- Categoria: Volume 73 - Outubro/Dezembro de 2010
- Autor: Revista Neurobiologia
- Páginas: 74
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- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2010
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Comentário
ABORDAGEM PREVENTIVA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA: desenvolvimento de cartilhas educativas
Rosana Christine Cavalcanti Ximenes1, Tatiana Araújo Bertulino da Silva2, Sara Grinfeld2, Viviane Colares1, Geraldo Bosco Lindoso Couto2 e Everton Botelho Sougey2
1 – Universidade de Pernambuco
2 – Universidade Federal de Pernambuco
Introdução: A carência de recursos didáticos direcionados aos adolescentes com transtornos alimentares e a pessoas de seu convívio põe em risco a prática educativa em saúde, pois os materiais didáticos dinamizam as ações educativas. Objetivos: Elaborar duas cartilhas educativas: uma direcionada ao adolescente e outra a pessoas de seu convívio (responsáveis, professores e profissionais de saúde), através de metodologia participativa, utilizando a educação conscientizadora, fundamentada no referencial teórico de Paulo Freire. Materiais e método: O estudo foi realizado na clínica-escola de Odontopediatria, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo com participantes uma equipe multidisciplinar de saúde, professores, adolescentes e responsáveis, que foram organizados em pequenos círculos de discussão focando a relevância do material, sua temática e seu tipo, com registro feito através de gravação e transcrição para análise. Os conteúdos das cartilhas foram elaborados com base na literatura científica. Em seguida, o material foi aprovado, dentro de um projeto de extensão pela Pro – reitoria de Extensão (PROEXT) da UFPE. Resultados: Os círculos de discussão forneceram subsídios para a elaboração do material didático, destacado pelo grupo como indispensável na modificação de práticas de Educação em Saúde, auxiliando na aprendizagem do tema. O visual gráfico consta de figuras em preto e branco e coloridas, desenvolvidas por técnicos em tratamento de imagem, no programa Corel Draw. Foi optado pela disposição no formato pergunta/resposta no texto. Cada cartilha contem 4 páginas, 8 perguntas e indicações de locais de atendimento. Sua arte final e diagramação foram realizadas pelo Bureau de Design, projeto de extensão da UFPE, e impresso pela própria PROEXT. As cartilhas foram confeccionadas em papel cuchê, tamanho de meia folha A4, formato “retrato”. Conclusão: Mais do que fornecer um conjunto de perguntas e respostas, o trabalho se apresentou como um auxílio na educação preventiva com relação aos transtornos alimentares entre adolescentes.