Cognitive Processes and Methods of Teaching Open Defense in the Handball
- Categoria: Volume 74 - Abril/Junho de 2011
- Autor: Marcelus Brito de Almeida, Pablo Juan Greco, Iberê Caldas Souza Leão, Fabiano Tadeu Costa e Souza
- Páginas: 10
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2011
- Link: Download
Comentário
Processos Cognitivos e Métodos de Ensino em
Defesas Abertas no Handebol
Cognitive Processes and Methods of Teaching Open
Defense in the Handball
¹*Iberê Caldas Souza Leão, ¹Marcelus Brito de Almeida, ²Fabiano Tadeu Costa e Souza, 3Pablo Juan Greco
RESUMO
Métodos de ensino são ações que organizam as atividades dos alunos e do conteúdo para atingir os objetivos. A forma de interação entre ensino e aprendizagem é o resultado da assimilação, do conhecimento e do desenvolvimento das capacidades cognitivas e motoras. Sugere-se hoje que o processo de iniciação do handebol seja feito por meio de defesas abertas. O objetivo do estudo foi descrever e analisar os métodos de ensino tradicionais e contemporâneos utilizados no handebol em defesas abertas. Para isso, utilizaram-se as bases de dados do Google Acadêmico e Pubmed com publicações entre 1980 até 2011. Concluímos que os métodos JDC, TGFU, IEU, Mini Handebol e particularmente o método situacional, aplicados aos processos cognitivos, são adequados para o ensino handebol em defesas abertas.
Palavras-chave: Métodos de ensino, handebol, defesas abertas, cognição.