DOENÇA MENTAL: CONCEITO E PRECONCEITO
- Categoria: Volume 74 - Julho/Dezembro de 2011
- Autor: Everton Botelho SOUGEY
- Páginas: 2
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2011
- Link: Download
Comentário
DOENÇA MENTAL: CONCEITO E PRECONCEITO
Everton Botelho Sougey *
A doença no homem é um conceito da Medicina, consiste em uma alteração, um mal funcionamento ou uma lesão em algum segmento do organismo. Um conjunto de fenômenos que se produzem no organismo que sofre a ação de uma causa mórbida (interna ou externa) e reage contra ela. A doença transtorna, altera, provoca desconforto e sofrimento ao doente.
Em geral, o conceito das doenças relaciona-se às suas manifestações clínicas, os sinais e os sintomas através dos quais podem ser reconhecidas. Em muitas delas, a pesquisa revelou os seus mecanismos (fisiopatologia) pelos quais o organismo se modifica. Esses mecanismos podem ser detectados através de exames complementares; nem sempre de fácil reconhecimento.
Existindo naturalmente, as doenças se distribuem entre populações humanas, possuem fatores causais e a Medicina historicamente as enfrenta com intervenções terapêuticas que visam a cura ou a atenuação das suas manifestações. Tratando-se a doença, alivia-se o doente, restitui-se sua funcionalidade. Utilizam-se a partir desses conhecimentos, os meios eficazes de prevenção.