Treating Schizophrenia: the role of transcranial magnetic stimulation (TMS) and transcranial direct current stimulation (tDCS)
- Categoria: Volume 76 - Janeiro/Junho de 2013
- Autor: Andre Russowsky Brunoni, Quirino Cordeiro, Pedro Shiozawa, Mailu Enokibara da Silva
- Páginas: 6
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2013
- Link: Download
Comentário
Tratamento da esquizofrenia: qual o papel da estimulação magnética transcraniana (emTr) e da estimulação elétrica por correnTe conTínua (eTcc)
Treating Schizophrenia: the role of transcranial magnetic stimulation (TMS) and transcranial direct current stimulation (tDCS)
Pedro Shiozawa1, Mailu Enokibara da Silva1, Andre Russowsky Brunoni2, Quirino Cordeiro1
RESUMO
Introdução: Cerca de 25% dos pacientes com esquizofrenia não respondem ao tratamento medicamentoso convencional. Para os casos de super-refratariedade, existem várias estratégias terapêuticas disponíveis, no entanto, com nível discreto de evidência. Desta maneira buscamos realizar revisão sistemática da literatura sobre a aplicação da estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr) e da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) no tratatamento da esquizofrenia. Tratam-se de técnicas inovadoras com resultados promissores. méTodos: Foi realizada revisão sistemática da literatura, utilizando-se os bancos de dados do Medline e Embase. Foram utilizados como termos de pesquisa: (1)“transcranial”; (2)“stimulation”; (3) “tDCS”; (4) “magnetic stimulation”; (5) “neuromodulation”; (6) “treatment”; (7)“schizophrenia”. O período do estudo compreendeu da primeira data disponível até 16/02/2013. Os critérios de elegibilidade dos artigos foram os seguintes: artigos originais, estudos pré-clínicos, estudos de intervenção escritos em inglês, espanhol e português, que utilizaram diferentes protocolos de tratamento e técnicas não-invasivas de estimulação cerebral no tratamento da esquizofrenia. resulTado: 10 estudos foram selecionados para análise.