Evaluation of cognitive and motor aspects involved in the scheme of body image through the human figure drawing and model Askevold
- Categoria: Volume 75 - Julho/Dezembro de 2012
- Autor: Rita di Cássia de Oliveira ANGELO, Erideise Gurgel da Costa, Auta Flávia Gomes Temóteo, Érica Patrícia Borba Lira Uchôa
- Páginas: 12
- Preço: Faça o cadastro para download
- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2012
- Link: Download
Comentário
Avaliação dos Aspectos cognitivos e motores envolvidos no esquema de imagem corporal através do desenho da figura humana e do modelo de Askevold
Evaluation of cognitive and motor aspects involved in the scheme of body image through the human figure drawing and model Askevold
Auta Flávia Gomes Temóteo1, Érica Patrícia Borba Lira Uchôa2, Erideise Gurgel da Costa3, Rita Di Cássia de
Oliveira Angelo4
RESUMO
Contextualização: A imagem corporal é o desenho do corpo formado em nossa mente, simboliza o movimento dos corpos no meio ambiente, refletindo o conceito de si mesmo. objetivo: Este estudo tem como objetivo avaliar a percepção corporal dos discentes da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Casa do Estudante de Pernambuco (CEP), através da análise do Desenho da Figura Humana (DFH) e do modelo de imagem corporal de Askevold. métodos: Participaram do estudo 40 sujeitos de ambos os gêneros, que foram orientados a desenharem seu corpo sob o comando “Desenhe seu corpo como você o vê” procede-se à avaliação inicial e são tocados pelo pesquisador pontos anatômicos específicos e marcados pelos participantes, sempre conforme o modelo de Askevold. Logo após realiza-se uma dinâmica individual que contem técnicas que favorecem consciência corporal e controle respiratório. Em seguida, aplicou-se o segundo desenho seguindo os mesmos critérios da avaliação inicial. resultAdos: A maioria dos sujeitos apresentou alteração na imagem corporal na projeção do primeiro desenho e, a maior parte também apresentou assimetria de pontos, o que caracteriza uma percepção corporal insatisfatória.