Categoria: Volume 74 - Julho/Dezembro de 2011
Páginas: 2
Preço: Faça o cadastro para download
ISSN: 1807-9865
Biblioteca: Neurobiologia
Ano: 2011
Link: Link Download
Acessos: 1794
  / 0
PobreMelhor 

Comentário

Escrito por Editor

DOENÇA  MENTAL: CONCEITO  E PRECONCEITO

 

 

Everton Botelho Sougey *                                                                                                                           

 

A doença no homem é um conceito da  Medicina,  consiste em uma alteração, um mal funcionamento ou uma lesão em algum segmento do organismo. Um conjunto de fenômenos que se produzem no organismo que sofre a ação de uma causa  mórbida (interna ou externa) e reage  contra ela. A doença transtorna, altera, provoca desconforto e sofrimento ao doente.

Em geral,  o conceito das  doenças  relaciona-se às suas manifestações clínicas, os sinais e os sintomas através  dos  quais  podem   ser  reconhecidas.  Em muitas delas,   a pesquisa   revelou  os  seus  mecanismos (fisiopatologia) pelos  quais  o  organismo  se  modifica.  Esses mecanismos  podem  ser detectados   através  de exames complementares; nem sempre de fácil reconhecimento.

 

Existindo naturalmente, as  doenças  se distribuem entre populações  humanas,  possuem fatores causais e a Medicina  historicamente as enfrenta com intervenções terapêuticas que visam a cura ou a atenuação das suas manifestações. Tratando-se a doença, alivia-se o doente, restitui-se sua funcionalidade.  Utilizam-se a partir desses conhecimentos, os meios eficazes de prevenção.

 

 

Data de inserção:

 

 

Back to Top