Categoria: Volume 75 - Janeiro/Junho de 2012
Páginas: 10
Preço: Faça o cadastro para download
ISSN: 1807-9865
Biblioteca: Neurobiologia
Ano: 2012
Link: Link Download
Acessos: 4425
  / 0
PobreMelhor 

Comentário

Escrito por Editor

Uso problemático de  jogos eletrônicos em estUdantes da Universidade Federal de pernambUco

 

 

Problematic use of electronic games in Federal University of Pernambucos students

 

 

Igor Lins  LemosI;  Maria Clara Miguel Descendente  de  Melo  SilvaII;  César  Filipe da  Silva Oliveira, Tatiana

Ferreira Lima, Mauricio da Silva JuniorIII; Fernanda Tomie Icassati SuzukiIV 

 

Resumo

Contexto: Os jogos eletrônicos, além de possibilitar ao usuário imergir em um universo lúdico, podem configurar, segundo  a literatura científica, um transtorno psiquiátrico contemporâneo. No  Brasil, especialmente,  há uma substancial lacuna de dados  epidemiológicos  sobre o assunto. objetivo: Avaliar o uso problemático de jogos eletrônicos em uma amostra de universitários. Método: Aplicação da escala Problem Video Game Playing (PVP) em 200 alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que utilizaram jogos eletrônicos nos últimos 12 meses. resUltados: A maior parcela  de jogadores  é adulta jovem e do sexo masculino. A partir dos dados obtidos na escala  PVP, observaram-se características  de  uso problemático  de  jogos eletrônicos (UP=30.5%), sendo elas: inquietação,  perda  de controle, problemas no âmbito familiar ou escolar e sinais de abstinência. Além disso,  foram observados  indícios de  que,  quanto  mais cedo  ocorre  o  acesso  aos  jogos  eletrônicos, maior a tendência  ao uso excessivo na vida adulta.

Data de inserção:

 

 

Back to Top