Categoria: Volume 73 - Outubro/Dezembro de 2010
Páginas: 74
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ISSN: 1807-9865
Biblioteca: Neurobiologia
Ano: 2010
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Escrito por Editor

ABORDAGEM PREVENTIVA DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA: desenvolvimento de cartilhas educativas

 

 

 

Rosana Christine Cavalcanti Ximenes1, Tatiana Araújo Bertulino da Silva2, Sara Grinfeld2, Viviane Colares1, Geraldo  Bosco Lindoso Couto2 e Everton Botelho Sougey2

 

 

1 – Universidade de Pernambuco

2 – Universidade Federal de Pernambuco

 

 

Introdução:  A carência  de recursos didáticos direcionados  aos adolescentes com transtornos alimentares  e a pessoas  de seu convívio põe  em risco a prática educativa  em saúde,  pois os materiais didáticos dinamizam as ações  educativas.  Objetivos: Elaborar duas cartilhas educativas:  uma direcionada ao adolescente  e outra a pessoas  de  seu  convívio (responsáveis,  professores  e  profissionais  de  saúde),  através  de  metodologia participativa, utilizando a educação conscientizadora,  fundamentada no referencial teórico de Paulo Freire. Materiais e método:  O  estudo  foi realizado na clínica-escola de Odontopediatria, Universidade Federal de Pernambuco    (UFPE),  tendo   com   participantes    uma   equipe    multidisciplinar de   saúde,   professores, adolescentes  e  responsáveis,   que   foram  organizados   em  pequenos   círculos  de  discussão   focand a relevância do material, sua  temática  e seu tipo, com registro feito através  de gravação  e transcrição  para análise.  Os  conteúdos  das  cartilhas  foram elaborados com  base na  literatura  científica. Em seguida,  o material foi aprovado, dentro de um projeto de extensão pela Pro – reitoria de Extensão (PROEXT) da UFPE. Resultados:  Os   círculos  de  discussão   forneceram   subsídios  para   a  elaboração  do  material   didático, destacado pelo grupo como indispensável na modificação de práticas de Educação  em Saúde, auxiliando na aprendizagem  do tema. O visual gráfico consta de figuras em preto e branco  e coloridas, desenvolvidas por técnicos  em  tratamento  de  imagem,  no  programa   Corel  Draw.  Foi optado   pela  disposição  no  formato pergunta/resposta  no  texto.  Cada   cartilha  contem  4  páginas,   8  perguntas   e  indicações   de  locais  de atendimento.  Sua arte final e diagramação foram realizadas  pelo Bureau de Design, projeto de extensão da UFPE, e impresso  pela  própria PROEXT. As cartilhas foram confeccionadas em papel  cuchê,  tamanho  de meia folha A4, formato “retrato”. Conclusão:  Mais do que fornecer um conjunto de perguntas  e respostas, o trabalho  se apresentou  como  um auxílio na  educação preventiva com relação  aos  transtornos  alimentares entre adolescentes.

 

 

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