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Problematic use of electronic games in Federal University of Pernambuco’s students
- Categoria: Volume 75 - Janeiro/Junho de 2012
- Autor: Mauricio da Silva Junior, Igor Lins Lemos, Tatiana Ferreira Lima, César Filipe da Silva Oliveira, Maria Clara Miguel Descendente de Melo Silva, Fernanda Tomie Icassati Suzuki
- Páginas: 10
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- ISSN: 1807-9865
- Biblioteca: Neurobiologia
- Ano: 2012
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Comentário
Uso problemático de jogos eletrônicos em estUdantes da Universidade Federal de pernambUco
Problematic use of electronic games in Federal University of Pernambuco’s students
Igor Lins LemosI; Maria Clara Miguel Descendente de Melo SilvaII; César Filipe da Silva Oliveira, Tatiana
Ferreira Lima, Mauricio da Silva JuniorIII; Fernanda Tomie Icassati SuzukiIV
Resumo
Contexto: Os jogos eletrônicos, além de possibilitar ao usuário imergir em um universo lúdico, podem configurar, segundo a literatura científica, um transtorno psiquiátrico contemporâneo. No Brasil, especialmente, há uma substancial lacuna de dados epidemiológicos sobre o assunto. objetivo: Avaliar o uso problemático de jogos eletrônicos em uma amostra de universitários. Método: Aplicação da escala Problem Video Game Playing (PVP) em 200 alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que utilizaram jogos eletrônicos nos últimos 12 meses. resUltados: A maior parcela de jogadores é adulta jovem e do sexo masculino. A partir dos dados obtidos na escala PVP, observaram-se características de uso problemático de jogos eletrônicos (UP=30.5%), sendo elas: inquietação, perda de controle, problemas no âmbito familiar ou escolar e sinais de abstinência. Além disso, foram observados indícios de que, quanto mais cedo ocorre o acesso aos jogos eletrônicos, maior a tendência ao uso excessivo na vida adulta.